Qual é o menor vulcão do mundo?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O menor vulcão do mundo é o Taal (foto) e está localizado na Ilha de Luzon, nas Filipinas, a 50 quilômetros da capital, Manila.

O Taal é um estratovulcão, uma forma em cone que ganhou essa forma na medida em que escorria a lava, ao longo dos tempos. Está localizado entre as cidades de Talisay e San Nicolas, na província de Batangas, nas Filipinas.

Esse vulcão está localizado dentro do Lago Taal, também este situadoem meio a uma enorme caldeira (de 25  30 quilômetros de extensão) que resultou de quatro fortes erupções ocorridas no passado, entre 500 mil e 100 mil anos atrás.

O Vulcão Taal integra uma cadeia de vulcões na parte oeste da Ilha de Luzon, onde existem pelo menos 47 cones e crateras de outros vulcões. Tecnicamente, o Taal resulta da subducção da placa tectônica Euro-Asiática, sob a placa das Filipinas.

O Taal é considerado um vulcão ativo. Sua última atividade ocorreu entre 1965 e 1977. Em 1965, sua lava percorreu vários quilômetros, devastando aldeias e matando cerca de 100 pessoas. Vêm sendo observados sinais de atividade desde 1991, como forte atividade sísmica e fraturas no solo, mas ainda sem uma erupção. Em 15 de novembro de 1994 um dos tremores alcançou 7,1 na Escala de Richter.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 999 visitantes e 7 membros online