Terra ainda possui 500 vulcões ativos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

São cerca de 500 os vulcões considerados ativos atualmente. Desses, vinte deles são considerados muito ativos.

De acordo com estimativas, nos últimos 2 milhões de anos entraram em atividade por volta de 10 mil vulcões.

O maior vulcão conhecido na Terra é o Tamu Massif, no Oceano Índico, com uma área de cerca de 310 mil quilômetros quadrados. Sua largura, de 650 quilômetros, é a maior do Sistema Solar. É um vulcão submarino, a quatro quilômetros no fundo do mar e está localizado a 1.600 quilômetros ao leste do Japão. Está inativo há 140 milhões de anos.

Um dos vulcões mais famosos é o Vesúvio (foto), localizado no Golfo de Nápoles, na Itália, a nove quilômetros de Nápoles. É o único vulcão da Europa Continental que entrou em erupção nos últimos 100 anos. No momento está inativo. Em sua erupção de 79 d.C., destruiu as cidades romanas de Pompeia e Herculano, que não foram reconstruídas e só foram redescobertas no final de século XVIII. É considerado o mais perigoso do mundo por suas erupções explosivas e porque tem à sua volta uma população de 3 milhões de habitantes. Desde a erupção de 79 d.C., ocorreram mais 42 erupções, a última delas em 1944, mas nenhuma comparável à que destruiu Pompeia e Herculano.

Outro vulcão famoso da Itália, o Etna, ainda está ativo. E é considerado um dos mais ativos do mundo. Está localizado na Sicília, entre as províncias de Messina e Catânia. Com 3.343 metros de altitude, é o mais alto da Europa e um dos mais altos do mundo. A base do vulcão tem 1.190 quilômetros quadrados e sua circunferência tem 140 quilômetros. Tem três vezes o tamanho do Vesúvio. Embora em constante erupção, normalmente essas erupções não oferecem riscos à população das proximidades. Os solos vulcânicos ao redor são considerados bons para a agricultura, particularmente para a plantação de vinhedos e hortas.

No Brasil não existem vulcões ativos ou inativos.

Aleatórias

Quantos terremotos acontecem por ano em todo o mundo?

A ocorrência de tremores de terra é praticamente constante, em todas as regiões do mundo. Mas felizmente a maior parte não causa danos.

Qual foi o maior tremor de terras do Brasil?

O fenômeno foi registrado no Brasil em 20 de junho de 2003 próximo à cidade de Cruzeiro do Sul (foto), no Acre.

Qual é o maior lago de água doce do mundo?

Ele está localizado entre os Estados Unidos e o Canadá e tem uma área de 82.414 quilômetros quadrados.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 1197 visitantes e 21 membros online