O primeiro carro também veio da China. Quem inventou?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O que começou como um brinquedo para o imperador da China, transformou-se no maior sonho de consumo da humanidade.

Quem não quer ter um carro, não é mesmo? Pois foi isso que também pensou o cientista, astrônomo, matemático, jesuíta e missionário flamengo Ferdinand Verbiest, que nasceu em 1623 na Bélgica e morreu em 1688 na China, onde trabalhava em uma missão jesuítica.

No que ele se inspirou, ninguém sabe. Talvez no triciclo movido a corda projetado ainda no século XV pelo pinto Leonardo da Vinci? Visualizava já o potencial da energia do vapor que iria mudar a história da humanidade como uma das ferramentas que alavancou a Revolução Industrial?

No esforço para manter boas relações com o imperador chinês, o jesuíta construiu em 1672 o primeiro veículo movido a vapor, para dá-lo como uma espécie de brinquedo para o imperador. Era muito pequeno e só tinha lugar para uma pessoa e era o início de uma grande revolução industrial. Esse foi possivelmente o primeiro veículo de trabalho a vapor.

Os primeiros veículos móveis a vapor, com capacidade para transportar pessoas e cargas, somente surgiram no final do século XVIII.

O inventor francês Nicolas-Joseph Cugnot exibiu pela primeira vez, em 1770 e 1771, um trator de artilharia movido a vapor. Mas logo em seguida sua invenção deixou a França em direção à Inglaterra, onde, em 1801, já havia um carro a vapor funcionando em Redruth.

Esse foi um século de grande desenvolvimento no segmento automotivo. Em 1815, o professor Josef Bozek, de Praga, construiu um carro a vapor movido a óleo e, em 1838, o construtor e operador de ônibus a vapor de Londres, Walter Hancock, construiu a primeira carruagem de quatro lugares a vapor.

Por volta de 1860 o belga Étienne Lenoir construiu um automóvel com motor de combustão interna, mesmo que fosse propulsionado por gás de carvão. O primeiro percurso de sete milhas, feito em três horas, foi mais lento que uma caminhada.

Tudo indica, no entanto, que os primeiros veículos de combustão interna a gasolina tenham resultado dos experimentos de vários inventores alemães. Karl Benz construiu seu primeiro carro em 1885. Dez anos depois surgia o bonito Benz Velo, mostrado na foto acima. Também foi um alemão, Nicolaus Otto, que construiu o primeiro veículo bem-sucedido com ciclo de quatro tempos.

A primeira patente de um carro nos Estados Unidos foi concedida a Oliver Evans, em 1789. Esse teria sido o primeiro automóvel da América. Mas Henry Ford, engenheiro nascido em 1863 na cidade de Springwells e falecido em 1947 na cidade de Dearborn, revolucionou esse mercado quando implantou o primeiro sistema de produção em série. Grande inventor e fundador da Ford Motor Company, ele registrou nada menos que 161 patentes nos Estados Unidos.

Aleatórias

Qual é a menor nação do mundo?

As Ilhas Pitcairn, integrantes dos territórios britânicos ultramarinos, na Polinésia, são a nação menos populosa do mundo, com cerca de 50 habitantes. E também uma das menores ilhas do mundo e um dos lugares mais isolados.

Confins do mundo nos pontos extremos da Ásia

Considerando-se as áreas remotas e pequenas ilhas, o Cabo Árctico (81º13'N 90º70'E), na Ilha Komsomolets, no arquipélago de Severnaya Zemlya, no Oceano Ártico, Rússia, é o ponto extremo no Norte da Ásia. Foto da capa.

Zhemchug, o maior canyon do mundo

Com um relevo vertical de 2.600 metros, é maior que o Grand Canyon, nos Estados Unidos, que tem 1.830 metros de profundidade.

Galeria de imagens

bicicleta
bicicleta1
celular1960
dengue
galaxias
grandecolisor
marte
neuronios
origemhomem
pesquisa
presal
sol
televisao
ufo
beatles
beatles1
beatles2
inquisicao
muralhachina
napoleao
tonicotinoco
aerogeradores
altamira
aquifero-alter-do-chao
beijomaislongo
bruxas
burqa

Online

Temos 963 visitantes e 33 membros online